Notícias e comunicados

Fique antenado sobre as principais notícias e comunicados para nosso município.

História de Sucesso

Uma conversa entre amigas, o desejo comum de empreender na área educacional, a fundação de um negócio que não deu certo, a união de forças para recomeçar do zero. Isso resume a trajetória da empresária Sílvia Maria Rauber, 34 anos, que venceu o Troféu Bronze do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios na categoria Pequenos Negócios. Sílvia é dona do Saber Centro de Educação Profissional, que funciona desde 2010 em Concórdia, município no oeste de Santa Catarina, a 400 quilômetros de Florianópolis.

O sonho de ter o próprio negócio começou a sair do papel em 2005 quando Sílvia, ao lado de uma amiga, criou uma cooperativa educacional que oferecia, basicamente, reforço e aulas particulares, preparatórias para concursos públicos, inclusive. A empresa funcionou por quatro anos, mas acabou fechando as portas em 2009. “A ideia inicial era muito boa, mas o resultado foi um desastre, principalmente pela falta de comprometimento das pessoas. Em lugar de crescimento, tivemos aborrecimento e frustração”, conta.

Sílvia, no entanto, não desistiu. O perfil batalhador da empresária fez com que ela passasse um ano trabalhando, planejando os detalhes de um novo negócio, estudando o mercado até inaugurar o Saber Centro de Educação Profissional, em 2010. “Montei o plano de negócios, calculei a viabilidade, estudei o mercado e identifiquei um diferencial”, relata.

O Saber nasceu como um centro profissionalizante, com o intuito principal de oferecer soluções profissionais para os alunos, mas hoje conta com um catálogo de mais de cem cursos com carga horária, valores, duração e horários diferenciados. A empresa oferece desde treinamentos profissionais até cursos de idiomas, informática, preparação para concursos, reforço escolar, cursos de artes, etc. São cerca de 15 professores fixos e colaboradores e 250 alunos por mês. “Tenho uma convivência pessoal com meus clientes e acompanho de perto suas necessidades pessoais e profissionais”, diz.

Sílvia tem planos de abrir uma filial na cidade de Erechim em 2015 – já desenvolveu o plano de negócios e calculou a viabilidade da medida – e está testando a plataforma on line para oferecer cursos a distância ainda no primeiro semestre do ano. Apesar da pretensão de crescer, a empresária não se esquece de controlar a gestão da empresa. “Temos controles financeiros, pedagógicos e administrativos que possibilitam relatórios e gráficos para analisar os resultados e possibilitar o alcance das metas estabelecidas. Com isso, podemos constatar o aumento do faturamento, das matrículas, diminuição das desistências e inadimplência."

O fato de ter recomeçado do zero deixou vários aprendizados para a empresária. O principal deles foi a necessidade de se capacitar. “Pude selecionar o que agregava valor e descartar o que não servia mais. Estou sempre desenvolvendo estratégias, fazendo cursos, buscando material na internet, lendo a respeito e buscando soluções. Posso dizer que caí, levantei, cresci, tentei de novo, conquistei o meu espaço e alcancei meus objetivos”, afirma. “Acredito que eu seja referência porque não tenho medo de ousar e tentar. Se cair, levanto de novo e recomeço. O importante é não desistir, não cometer os mesmos erros, ouvir o cliente e inovar sempre.”